Análise | Canon Rebel T4i (650D)

Nenhum comentário:
 






A Canon EOD 650D mais conhecida no Brasil por Rebel T4i, é um dos mais recentes lançamentos da Canon na linha de câmeras reflex de entrada (um amador avançado ou um profissional iniciante). Com mais de duas décadas de sucesso contínuo desde as antigas Rebel de filme, essas pequenas SLRs foram melhoradas e aperfeiçoadas a tal ponto que o maior desafio da Canon é encontrar novas maneiras de distinguir seus novos modelos. Coloque a EOS 650D / Rebel T4i ao lado de sua antecessora, a EOS 600D / Rebel T3i , a semelhança no design somado às especificações, podem sugerir que nada mudou além do nome.

Na verdade, as especificações mais evidentes – sensor de 18MP CMOS, sensor auto foco AF de 9 pontos – já eram conhecidas da 600D. Olhando um pouco mais, no entanto, veremos que cada um destes detalhes foram significativamente melhorados. Os usuários de olhos mais atentos, ou mais experientes, ou ainda que exigem mais desempenho SLR das câmeras compactas se sentirão familiarizados com este câmera. A 650D também ganha importância, pois constitui a base da Canon EOS M , modelo de entrada no mercado de câmeras do tipo mirrorless.

É em grande parte por causa do aumento de tamanho das câmeras com sensores mirrorless, que no mercado de hoje uma DSLR de entrada deve oferecer mais do que apenas a alta qualidade de imagem para atrair os fotógrafos. Na era do YouTube, acesso rápido e fácil e uma boa capacidade de gravação de vídeo também é uma vantagem. E para os usuários que estão muito mais familiarizados com a utilização da tela de LCD para fotografar ou precisa de uma boa tela de LCD para filmar, este modelo de câmera não vai desapontar. Mesmo porque, ela possui uma tela de 3” com o já famoso sistema articulado da Canon. Claro que a câmera ainda deve oferecer aos usuários um caminho para uma experiência mais tradicional do estilo DSLR, ou seja, possuir o visor ocular, sem o qual, seria difícil resistir à tentação de uma câmera fisicamente menores do tipo "mirrorless".

A EOS 650D é a tentativa da Canon para atender estes desafios, com novas funcionalidades que visam melhorar a sua utilização em “live view” e performance de vídeo. Ela se torna a primeira DSLR a oferecer foco com rastreamento AF contínuo ao gravar vídeos, ou seja, mesmo estando com o “live view” ativo e filmando, a câmera consegue fazer focagem automática. Algo impossível até então.

Isto só é possível graças ao novo sensor da Canon 'Hybrid CMOS ", que agora inclui pixels dedicados ao auto foco na hora da gravação. O sistema AF híbrido permite a lente fazer uma focagem rápida, continua e suave, em seguida, utiliza a detecção de contraste AF para afinar o foco. Similar ao que uma filmadora tradicional faz. 

A EOS 650D também se tornou a primeira SLR de qualquer fabricante a apresentar uma tela touchscreen. A mesma é do tipo capacitiva (contato sensível) ao invés de resistiva (sensível à pressão), comportando-se como uma tela de smartphone mais moderno. Em Live View e em modos de filme, a tela pode ser usada para especificar o ponto de foco e (opcionalmente) soltar o obturador. A ocular traseira foi redesenhado com nenhuma folga entre a tela e a tampa de vidro, em uma tentativa de reduzir os reflexos e melhorar a visibilidade sob luz forte. Há também um revestimento anti-manchas que visa reduzir as marcas deixadas pelos dedos na tela.



Principais características da Canon EOS 650D / Rebel T4i
  • Sensor de 18MP APS-C 'Hybrid CMOS'
  • Foco automático (AF) para Live View e Vídeo
  • Autofoco contínuo no modo filme com acompanhamento
  • Processador de 14-bit DIGIC 5
  • ISO 100-12800, ou 25600 expandido
  • Velocidade de 5 fps disparo contínuo
  • 9 pontos de focagem AF 
  • 63 zonas de medição de focagem iFCL 
  • Gravação de vídeo 1080p30 com microfones estéreo
  • Tela sensível ao toque, com angulo variável, ClearView II (tipo capacitivo, com suporte multi-toque)



Melhorias adicionais

A EOS 650D utiliza o processador DIGIC 5, que permitir um aumento na faixa de sensibilidade do ISO para 12.800 (25.600 estendido), e permite correções específicas de lente para a aberração cromática e vinhetas no processamento de imagem JPEG na própria câmera. O sistema de focagem automático "convencional" aquele usado para fotografar usando a ocular foi emprestado da EOS 60D , e usa nove pontos de foco que agora são todos do tipo cruzado, com um ponto central que oferece uma precisão adicional ao utilizar lentes rápidas.

A câmera também ganha um microfone estéreo já embutido para proporcionar um bom som ao gravar vídeos, mantendo a entrada para microfone externo. Há dois novos modos de cena, 'HDR Backlight' e 'Cena Noturna Handheld', ambos para combinar várias exposições em uma única imagem e dar uma imagem final processada, algo do tipo HDR. 


Sobre as novas lentes

Juntamente com a EOS Rebel T4i, a Canon lançou a lente 18-135mm f/3.5-5.6 IS STM e a lente EF 40mm f/2.8 STM. Estas duas, com sistema ótico e motor (STM), que permite a focagem automática sem ruído na hora de filmar ou de fotografar. Este tipo de motor é comumente usado em lentes para câmeras mirrorless. No entanto, esta é a primeira vez que a tecnologia será utilizada em um sistema convencional de câmera SLR. Ambas possuem 'focus-by-wire', que permiti foco manual em tempo integral quando a lente está definida para o modo AF, embora somente enquanto o botão do obturador é mantido na posição intermediaria (para focar, antes do disparo).

A STM 18-135mm f/3.5-5.6 IS é uma lente EF-S para câmeras APS-C, que também apresenta “IS Dinâmico”, estabilização de imagem projetada para compensar os diferentes padrões de movimento de câmera encontrado quando estamos gravando vídeo (por exemplo, quando andamos com a câmara). É uma das lentes 'kit' da EOS 650D, juntamente com a lente mais barata EF-S 18-55mm f3.5-5.6 IS II . Esta, um pouco menor do que a EF-S 18-135mm f/3.5-5.6 IS. Foi adicionado uma trava útil, permitindo travar o zoom em 18 milímetros e impedir que se mova sob o seu próprio peso quando você está por exemplo, filmando com ela apontada para baixo. A distância focal mínima também foi reduzida para 39 centímetros.

Já a EF 40mm f/2.8 STM fixa, por sua vez, tornou-se na menor lente que a Canon faz. Tem cerca da metade da espessura da EF 50mm f/1.8 II . Ela também é vendida como um kit junto com a  T4i.

Compartilhe com seus amigos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff