Análise | Panasonic AG-HMC80

Um comentário:
 




Em uma época de filmadoras HDs cada vez menores, celulares que filmam em alta definição e câmeras DSLRs que também filmam, você poderá se perguntar: “Por que alguém iria precisar de uma filmadora no ombro? Seria pela quantidade abundante de entradas e saídas com recursos profissionais? Seria pela ergonomia? Ou pelo fácil acesso a inúmeros recursos manuais em uma câmera maior?” 
Iremos descobrir.

Antes de analisar qualquer câmera “shoulder-mount” (montagem no ombro), devemos lembrar que, ao contrário do que os profissionais iniciantes encontram à sua disposição nos dias de hoje, a bem pouco tempo atrás, quando a indústria de vídeo profissional se popularizou, câmeras de ombro eram os únicos modelos disponíveis com qualidades e recursos razoáveis. 

Os tempos mudaram! Agora até celulares de preço razoavelmente baixo já podem filmar em HD. Pessoas realizam acrobacias incríveis com câmeras GoPro amarradas e montadas em todos os tipos de lugares, capturando vídeos maravilhosos. Câmeras DSLRs minúsculas substituem as camcorders, além de tirar fotos perfeitas, como não poderiam deixar de fazer. Mas para alguns eventos e fluxos de trabalho, ainda há uma necessidade definitiva de possuir algum equipamento maior, no ombro, que ofereça fácil acesso aos controles manuais, abundantes recursos, um corpo robusto que permaneça em repouso nos ombros facilitando os movimentos sem trepidação exagerada, e claro, trabalhar por horas a fio sem dificuldade. Algo impossível de conseguir com câmeras DSLRs, por exemplo.





Para alguém novo no mercado, acostumado com o tamanho cada vez menor de câmaras de vídeo, a Panasonic HMC80 pode parecer grande demais. Entretanto há uma razão convincente para sua existência.

A câmera oferece mais do que você está acostumado conseguir em equipamentos menores pois foi projetada para operações mais exigentes e longos períodos de trabalho. Ficando repousada sobre seu ombro, a câmera causa menor cansaço e menor trepidação, além de permitir visualizar a imagem gravada pela ocular, já que fica mais próxima ao rosto. Além disso, causa uma bela impressão aos clientes devido ao seu porte. 



Alias, está é uma exigência em alguns casos. Percebemos nitidamente que o cliente, principalmente em eventos sociais, além de querer receber um bom trabalho final, também quer causar uma boa impressão aos seus convidados. Existe uma crença de que o maior é melhor, ou seja, ainda que os equipamentos menores tenham excelente qualidade, eles não causaram boa impressão, uma impressão de profissionalismo, alcançada apenas com filmadoras de maior porte.


Voltando a falar do visor ocular, este pode se estender para a esquerda o suficiente para que você visualize seu trabalho de maneira agradável e precisa. Se você está acostumado a filmar olhando para uma pequena tela de LCD de 3 polegadas, irá se surpreender ao perceber que, com a ocular, a sensação é de filmar olhando para uma tela de 24 polegadas. Você também poderá abrir a ocular e ver o que está filmador com ambos os olhos sem nenhuma dificuldade. Há também um ajuste de dioptria para aqueles que usam óculos, possibilitado ajustar a ocular sem ter a necessidade de usar seus óculos.

A primeira coisa a ter em mente se você está interessado na Panasonic AG-HMC80, é que ela, definitivamente é um produto de nível profissional. Se você está procurando uma câmera de vídeo para o seu uso diário, então, provavelmente não é a filmadora mais adequada para você. Claro, o preço por si só vai lhe dizer isso, mas são suas características que fazem dela particularmente útil para o profissional.

A AG-HMC80 permite gravações com qualidade HD em cartões de memória, possui entradas XLR e um formato ENG com a mesma capacidade de captura de imagem em alta definição da popular AG-HMC40. Ao mesmo tempo, ela mantém a boa relação custo-benefício de uma câmera menor oferecendo uma lista de recursos profissionais incomparáveis em sua categoria. Utiliza um codec AVCHD altamente eficiente para gravar imagens perfeitas. Também oferece uma variedade de opções de gravação, formatos e taxas de quadro para oferecer exatamente a aparência que a sua aplicação precisa - seja para gravar casamentos, eventos, para fins educacionais, ou até mesmo para a gravação de filmes independentes ou documentários.

Possui sensores de imagem progressivos de 3MOS (1 sensor para cada cor) que gravam imagens full HD com uma resolução de vídeo efetiva de 2.51 megapixels. Como cada um dos 3 sensores de imagem separados recebe uma das 3 cores primárias de luz (vermelho, verde e azul), eles capturam imagens mais precisas e cores mais fiéis do que um único sensor 1MOS . Possui lente de 13 elementos e 10 grupos em um novo sistema com vidros de baixa dispersão e lentes aesféricas para reduzir a aberração de cor e reforçar a resolução. O resultado é uma imagem clara, nítida e com cores vivas, nuances delicadas e excepcional sombreamento.

As especificações e vantagens da HMC80 vão muito além. Logo abaixo você poderá encontrar todos os detalhes técnicos da filmadora.



Compartilhe com seus amigos

Se surgiu alguma dúvida ou quer acrescentar algo, deixe seu comentário nesta postagem. Será um prazer interagir com você. Gostou do post? Compartilhe e não esqueça de curtir nossa página no Facebook e nos seguir no Twitter. Os links estão no topo do blog.



Até a próxima!




Clique na imagem para ampliar





ESPECIFICAÇÕES DA PANASONIC AG-HMC80

Sistema de Gravação
1080/60i, 1080/30p (superior a 60i), 1080/24p (nativo)
720/60p, 720/30p (superior a 60p), 720/24p (nativo)
Modo HA, HG e HE: 1080/60i only
480/60i, 480/30p (superior a 60i), 480/24p (superior a 60i)
Formato de Gravação
AVCHD: MPEG-4 AVC/H.264
DV: AVI Tipo 2
Modos de Gravação
Modo PH: Aproximadamente 21 Mbps (VBR)
Modo HA: Aproximadamente 17 Mbps (VBR)
Modo HG: Aproximadamente 13 Mbps (VBR)
Modo HE: Aproximadamente 6 Mbps (VBR)
Dispositivo de Captação de Imagem
Sensores 3MOS de 1/4 de polegada
Lente
zoom 12x, F1.8 a 2.8 (f=4.0mm a 48mm)
equivalente em 35mm (vídeo): 40.8mm a 490mm (16:9)
equivalente em 35mm (foto): 41.3mm a 496mm (3:2),
40.8mm a 490mm (16:9), 45.0mm 540mm (4:3)
Diâmetro de Filtro
43mm
Filtro Nd Integrado
Liga/Desliga Automaticamente, Interlock c/ Íris
Distância Mínima de Foco
Aproximadamente 35,4 polegadas (0,9m)
Seleção de Ganho
Vídeo: 0 dB a 24 dB (Variável em pontos de 1 dB; alocação do botão do usuário (USER); até 34 dB usando o ajuste de Alto Ganho)
Foto: 0 dB a 18 dB (Variável em pontos de 1 dB)
Balanço de Branco
ATW, ATW LOCK, pré-ajuste de 3200 K, pré-ajuste de 5600 K, Ach ou Bch
Velocidade do Obturador
Pré-ajuste
Vídeo: Modo 60i/60p: 1/60 de segundo a 1/2000 de segundo (7 pontos)
Modo 30p: 1/30 de segundo a 1/2000 de segundo (8 pontos) modo 24p: 1/24 de segundo a 1/2000 de segundo (8 pontos)
Foto: 1/2 segundo a 1/2000 de segundo (16 pontos)
Synchro Scan
Modo 60i/60p: 1/60 de segundo a 1/250 de segundo
Modo 30p: 1/30 de segundo a 1/250 de segundo
Modo 24p: 1/24 de segundo a 1/250 de segundo
Lento
Modo 60i/60p: 1/2 s, 1/4 s, 1/8 s, 1/15 s, 1/30 s.
Modo 30p: 1/2 s, 1/4 s, 1/8 s, 1/15 s
Modo 24p: 1/2 s, 1/3 s, 1/6 s, 1/12 s
Iluminação Mínima
1 lux (ganho +34 dB, obturador lento: 1/2 segundo)
Zoom Digital
2x/5x/10x
Tempo de Gravação
AVCHD
Aproximadamente 180 minutos (no modo PH com 1920 x 1080 pixels e usando um Cartão de Memória SDHC de 32GB)
DV
Aproximadamente 128 minutos (usando um Cartão de Memória SDHC de 32GB)
Visor
2,7", 230.000 Pixels (Flip-up para LCD)
Slot de Cartão de Memória
SD, SDHC
Casamento de Scan
Sim
Faixas Diferentes para Modos de Gravação Diferentes
Compressão de Áudio
Dolby Digital (2 canais)
PCM Linear (Digital/2 canais)
Amostragem de Áudio
48kHz
Quantização
16 bits
Conectores de Entrada e Saída
Componente: 3 BNCs (1 Saída)
Composto: BNC (1 Saída, compartilhada com Componente)
HDMI: HDMI (1 Saída)
FireWire: IEEE 1394 de 6 pinos (1 Entrada/Saída)
Mic/Linha: XLR de 3 Pinos (2 Entradas)
Microfone: Mini Estéreo de 3,5mm (1 Entrada)
Saída de Áudio: Jack de Pino (2 Saídas)
Headphone: Mini Jack Estéreo
USB: USB 2.0
Remoto de Câmera: Super Mini Jack para Zoom, Mini Jack para Foco e Íris
Requisitos de Alimentação
7,2V DC (com Bateria)
7,3V DC (com Adaptador AC)
Consumo de Energia
11W
Temperatura Operacional
32 a 104°F (0 a 40°C)
Dimensões (LxAxP)
10,5 x 9,2 x 18 polegadas (26,7mm × 23,3mm × 45,8cm)
Peso
7,06 libras (3,2kg)
7,3 libras (3,3kg) com bateria


Um comentário:

  1. Ótima pra quem sabe usar. Câmera de cinema mesmo. Excelente! Não deve nada a outrs similares

    ResponderExcluir

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff