Dicas | Como classificar as Objetivas (lentes)

Nenhum comentário:
 




A objetiva é um acessório da câmera fotográfica, formado por um conjunto de lentes. Ela é responsável pela angulação do enquadramento e pela qualidade ótica da imagem. 

Basicamente, existem três tipos de objetiva: as grande-angulares que, quando radicais, levam o nome de olho-de-peixe (fish eye), as normais e as teleobjetivas.

Para saber classificá-las é necessário descobrir qual é a normal, e para isso temos que aprender o que é distância focal. Quando a luz entra na câmera escura, ocorre a inversão da imagem formando um vértice e é desse ponto até o contato com o sensor que medimos a distância focal de uma objetiva.

Se calcularmos a diagonal do fotograma (tamanho da janela do obturador) e transportarmos essa medida para a distância focal, teremos uma objetiva normal, ou seja, uma objetiva na qual as relações de distância e de perspectiva não se alteram. Ex.: A diagonal do fotograma das câmeras full-frame, que tem o sensor do tamanha de filmes 35mm, é de aproximadamente 43mm. Sendo assim, a objetiva normal para esse formato seria uma 43mm, mas a 50mm é tida como normal por uma questão de custo de fabricação e pela facilidade de construção.

Uma vez conhecida a objetiva normal, todas aquelas que tiverem distância focal maior serão tele-objetivas; as de menor, grande-angulares.

As grande-angulares, como o próprio nome já diz, são objetivas que abrem o ângulo de visão, possibilitando ao fotógrafo enquadrar muitos elementos mesmo em locais de pouco espaço (pouco recuo). São geralmente utilizadas nas áreas de foto jornalismo, paisagens, arquitetura, ambientes internos, perícias, aéreas, etc.

As tele-objetivas tem o mesmo princípio dos telescópios: possibilitar o enquadramento com uma visão de perto das cenas que o fotógrafo não consegue se aproximar. São geralmente utilizadas nas áreas de fotografia de esportes, retratos (closes), teatros e shows, foto jornalismo, animais (fauna e flora), espionagem, etc.

As objetivas além de proporcionarem vários ângulos de enquadramento, também tem características de formação da imagem diferentes, pois cada uma delas é construída com elementos ópticos (lentes e anéis) distintos, veja abaixo essas características:

Distorção de borda: Causada pelo arredondamento das lentes.

Profundidade de Campo: Alterada pela mudança de distanciamento ou aproximação do enquadramento.

Luminosidade: Para uma objetiva ser bastante luminosa, é necessário que ela tenha um diafragma bem aberto, mas, para isso, é preciso que ela seja construída com material de boa qualidade (portanto, mais cara), caso contrário, não será possível uma grande abertura.

Foco mínimo: É a menor distância na qual se obtém foco.

Relação de planos: As objetivas alteram a relação entre distância e perspectiva de acordo com o enquadramento escolhido.





Veja na tabela os tipos de objetivas fixas para 35mm com suas características:

Objetivas
Grande-Angular
06mm a 40mm
Normal
45mm a 55mm
Teleobjetiva
60mm a 2000mm
Distorção de borda
muita
pouca
muito pouca
Profundidade de campo
muita
não há P.C. determinada
pouca
Luminosidade
média
muita (até f-1.2)
pouca
Foco mínimo
perto
geralmente de 45cm
distante
Relação de planos
distância
não altera
aproxima



Objetivas Zoom- São objetivas que não têm distância focal fixa, dando ao fotógrafo uma grande agilidade na hora de enquadrar. Ex.: 18mm-135mm, exerce funções de grande-angular, normal e tele na mesma objetiva. Temos que lembrar que cada objetiva fixa é construída com um certo conjunto de lentes e anéis que dão suas características de formação da imagem. Ao mesmo tempo que a Zoom tem a capacidade de reproduzir as angulações de visão com a mesma precisão de uma objetiva fixa, seus padrões na formação da imagem são diferentes. Ex.: Se fizermos uma foto com uma 18mm-200mm, na opção 200mm, teremos uma foto com mais distorção de borda do que se usarmos uma 200mm fixa, pois o conjunto de lentes tem que ser mais arredondado para possibilitar o uso na opção grande-angular.



Objetivas Macro- São objetivas com as mesmas características já citadas, porém com a possibilidade de foco mínimo muito mais próximo. Podemos ter normal macro, tele macro ou zoom macro. Não existe grande-angular macro devido à grande distorção de borda que ocorre quando fotografamos muito aproximado as coisas. Essas objetivas são geralmente usadas nas áreas de fotografia científica, botânica, insetos, reproduções, cirúrgicas, jóias, etc.






Compartilhe com seus amigos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff